Sunday, November 19, 2006

Goleada
Ontem o Benfica perdeu 3-1 e já ouvi diversas vezes dizerem que "sofreu uma goleada"...
Infelizmente não vivi outros tempos em que, aí sim, havia goleadas. Desde quando é que marcar 3 golos é golear? Com um resultado de 3-1 ainda menos goleada é, pois afinal a diferença é a mesma que ganhar 2-0. Quando o SLB jogou com o Celtic perdeu 3-0 fora e venceu por iguais números em casa. Onde é que isto é golear? Em Leiria já houve um cheirinho de goleada. Dar 4 golos sem resposta já entra nesse contexto. Mas 3-0?
Golear é fazer como antigamente, no tempo de outra senhora, em que uma equipa ia para o intervalo a vencer por 5-0 e na segunda parte continuava à procura de aumentar a vantagem. Hoje em dia, com 2-0 já se fica a guarda o resultado. Hoje, porém, deu-me gozo saber um resultado. Apesar de não ser simpatizante deste clube, congratulo a AS Roma por ter vencido por 7-0 quando ao fim de 40 minutos já tinha festejado 4 vezes. Isto sim é golear.
Maldito futebol moderno e seus intervenientes. O povão vai à bola não é para ver quem defende melhor. É para ver golos, o ponto mais alto de uma partida de futebol.
Lembro-me de um jogo no antigo Estádio da Luz contra o Paços de Ferreira. Não foi à muito tempo mas foi o resultado mais dilatado que eu assisti. Festejei por 7 vezes. Golos para dar e vender, de todas as formas e feitios. O adversário pode ter sido um dos últimos da tabela e aqueles 3 pontos não terem valido de muito, mas quem é que não sai de um estádio muito mais satisfeito com um resultado assim?

3 Comments:

Blogger GR1904 said...

Tradicionalmente, goleada era 4-0 para cima. E continua a ser. 3 golos a zero nunca foi goleada e se há quem diga o contrário... é daquelas coisas que não têm discussão. 4 golos a um é goleada e, embora a diferença de golos seja de três, o quarto golo confere-lhe esse estatuto. O mesmo se pode dizer por 4 golos a dois. Golear, como o proprio nome indica, tem a ver com marcar muitos golos. Será que 4 golos a três é goleada? Pela lógica, diria que sim. Pela diferença de golos, é óbvio que não. Mas 5 golos a três é, decididamente. Bom, o melhor seria mesmo com o Benfica fez nesse jogo contra o Paços. Sete limpinhos com o Nuno Gomes a factuar quatro, se não me falha a memória (e a falhar o 5º que seria mt provavelmente o melhor da carreira dele). Ou como os 7 frescos da ASR, mas aí o destaque deve ir para a bancada dos Catanesi. Oito mil no Olímpico, depois de terem sido cinco mil gregos (passe o xenofobismo) do Olympiakos há quase 2 semanas atrás... Mas não me esqueço dos 6000 "Splitados" que deixaram Roma em estado de sítio há 3 anos com os romanisti a considerarem os croatas, como os melhores adeptos estrangeiros que passaram pela Nord. Acho que deram 9,5 numa escala de 10.

Ah... e viva o Benfica. Sempre!!

11:33 PM  
Blogger Pulga said...

Se não falasses nos croatas até diria que era milagre ;)

10:44 AM  
Blogger Olelas said...

Antigamente era o tipico:
«Muda aos cinco... acaba aos 10»
LOL
Por acaso estive presente nesse jogo dos 7 ao Paços ;)

Quanto ao facto de golear, acho q o G. tem razão, o termo "goleada" é um termo q s aplica ao total de golos numa partida e não aos golos marcados por uma equipa durante um jogo!

Mas pronto, ainda estaremos cá para ver o Benfica dar "Quinjeee a jeeroooo" :D

olelas

5:41 PM  

Post a Comment

<< Home